Podando as parreiras

Agosto é um mês decisivo para a poda das parreiras. Aproveitando que estamos na lua minguante, fiz a poda.
Escolhi essa lua, não sem razão. Na lua minguante a influência maior está nas raízes, tanto que não pingou seiva no corte. Coisa que acontece em outras luas com maior ou menor intensidade (isso fica para outro post).
Qual galho cortar e aonde:
Procure a poda anterior no galho. Veja o galho que nasceu nessa poda, conte 3 ou 4 gemas germinativas e corte! Algumas pessoas (meu pai) gosta de deixar 3 gemas, a EMBRAPA orienta para 4. Não vejo muita diferença entre 3 ou 4.

Depois verifique se do tronco principal até a poda anterior não tem nenhum galho que tenha brotado (sem poda). Encontando, corte-o rente. Ele é conhecido como “ladrão”. Roubará a seiva para se desenvolver, deixando muito pouco  para sua poda e não dará uvas. Em alguns casos enfraquece a parreira consideravelmente.
Agora é arrumar os arames com todo cuidado, amarrar (se necessário) os galhos e aguardar o surgimento dos brotos.
Aproveite também para cuidar do tronco da parreira, limpando fungos, musgo e outros.
Dúvidas ou caso queira complementar meu post, fique a vontade para comentar.

94 ideias sobre “Podando as parreiras

    • Olá!
      A melhor época para a poda de parreiras será na lua crescente de julho, o mais tardar agosto. Não precisa se exatamente no ponto alto desta fase da lua. Pode passar uns dias. Até dois dias antes da cheia.
      No ano passado podei na minguante, mas isso só faço uma vez a cada 4 ou 5 anos e não é assim tão necessário. O melhor mesmo é na crescente.
      O corte deve ser em um ângulo de 90° com o caule e seguindo a conta:
      Três gemas (a EMBRAPA fala quatro) à frente da última poda (veja a foto do post).
      Não tem segredos.

  1. Olá, tudo bem?
    Olha estava pesquisando a respeito de poda de parreira e encontrei esse artigo e por isso resolvi escrever a você; tudo porque tenho no quintal uma parreira nova e nunca foi podada e por isso gostaria se possível que vc me ajudasse ensinando como proceder na poda já que ela não tem galhos de poda anterior e tb qual lua é melhor de fato uns dizem minguante outros nova???? qtos dias do período da lua???…moro interior Sp perto Ribeirão preto
    Desde já agradeço e espero resposta.
    J.Francisco

    • Imagino que deva ser um enxerto novo. Se não há nenhum sinal de poda, ou este está muito próximo do chão, apenas corte a ponta. Tenho uma muda nova que já está brotando antes mesmo de ser podada. Se ela tem mais de 1 metro, deixe-a mais ou menos com 1 metro. Vão nascer os brotinhos, quando 3 ou 4 deles estiverem firmes, pode “quebrar” os que estiverem abaixo (sem dó). Tome cuidado, pois nesta fase a parreira é muito delicada e se perder esses brotos a vida da parreira pode ficar comprometida. Caso a parreira já tenha mais de 3 metros de comprimento (galho principal) com muitos galhos secundários, pode considerar o galho principal como “poda anterior”. Se ela nunca deu uvas e tem mais de 1 ano, pode ser que demore para dar uvas. Vai descobrir assim que o broto atingir alguns centímetros, pois eles já têm os cachos formados, apenas são minúsculos http://antonioguilherme.net/fazenda/?p=108 . Pretendo podar neste final de semana (lua crescente – 28/07/12). Pode ser praticamente em toda a fase da lua. Se possível até uns três dias antes do final da fase.

  2. Olá Antonio, obrigado por responder e desculpa se não fui específico qto a minha parreira mais agora vou tentar ser para que vc possa me ajudar melhor:

    Ha uns anos tento plantar parreira no quintal pq gosto muito e gostaria de cultivar uma, só que sempre ganhava muda boas e elas nunca vingavam…( todo ano….eu achava que era o terreno e acho ainda que tinha muito entulho , pedras tijolos pq aqui foi demolido casa velha..essas coisas misturada debaixo terra ) uns dois ano meu amigo me deu novamente e eu na expectativa mais já sem esperança plantei.e a muda não desenvolvia..nisso comprei um adubo que chama BIOKASHI (fertilizante orgânico composto classe A ) e joguei no pé e daí um tempo de repente ela desenvolveu de uma vez isso faz mais ou menos um ano e hoje ela tá assim; subiu uns meio metro e bifurcou e essa bifurcação sobe uns 1 metro e eu estiquei um ganho para cada lado como espinha de peixe como vi em matérias , nisso dos galhos da forquilha de um lado deve ter uns 3 ou mais metros de cada lado e já ta começando a brotar nas pontas , é assim que tá a parreira..e talvez agora vc pudesse mais uma vez me ajudar como fazer essa poda e dese já agradeço…há aqui esse ano quase não fez frio, só uma semana e a umas duas ta quente….estava pensando em podar lá pelo dia 11 de agosto mais nem sei se seria melhor agora..que vc acha….
    Mandei em seu e-mail em anexo um rescunho de como a parreira estaria.
    Obrigado pela atenção e aguardo resposta!

    J .Francisco

    • Como já estão nascendo os brotos, não é muito recomendável uma poda como a descrita no blog. O melhor é cortar apenas as pontas um pouco antes do último broto. Avalie o quanto esse broto é saudável ou não (principalmente a existência de cachos). Havendo mais de 4 no mesmo galho, deixe os da ponta e “quebre” os posteriores. Numerando da ponta pro tronco principal.
      No ponto em que ela se encontra, você vai definir a rama.
      Considero galho os que já estão marrons (zona suberosa). Os que estão verdes não entram nesta consideração.
      -Pode deixar todas as “espinhas”. Talvez não tenha uvas este ano, mas ela terá uma ramagem bem desenvolvida que no ano que vem, fazendo a poda baseado nas pontas que você cortou neste ano, venha a produzir. Nada impede que produza neste ano.
      -Se julgar melhor, pode deixar 3 ou 4 “espinhas”, cortando as anteriores rente ao galho principal. Vai ter a ramagem mais forte e grossa. Uma boa base para a poda no ano que vem. Aconselho podar em julho, no ano que vem.
      De qualquer forma, a decisão é sua, em ambas situações, não coloca a parreira em risco.
      Já, se dará ou não frutos, não tem como prever. Os enxertos que meu pai fazia davam uvas já no primeiro ano, as mudas que compro nem sempre.
      Quando for escolher uma muda, leve em conta a idade dela. Procure enxertos novos e com cachos ou vestígios (cacho seco ou “toquinho” de cacho). Se a muda não deu frutos no primeiro ano, pode demorar a dar.
      Pelo seu desenho ela parece estar bem forte.
      Na época entre o outono (depois que perdeu todas as folhas) e o final do inverno (surgimento dos brotos) NÃO coloque fertilizantes na terra ou na planta. Faça isso antes ou depois, se for estritamente necessário.
      Pelo tamanho da rama a gente calcula a raiz. É mais ou menos o mesmo comprimento. Aplique o fertilizante à 1 metro de distância para fora, apenas sobre a terra. Evite mexer na terra nesta época. As raízes estão “trabalhando” muito agora.

  3. Olá!
    Tenho uma parreira de uns 3 anos e no ano passado fiz a poda em meados de agosto, este ano fiz o mesmo. Podei no domingo dia 12, na lua minguante.
    Hoje terça e ainda continua pingando seiva, o que devo fazer?

    • Desculpe a demora por responder. Estava em Mato Grosso e não tinha como.
      Acredito que hoje já tenha parado de pingar seiva.
      As vezes isso acontece e não há o que fazer. Logo para.
      Quando podei neste ano, em julho na lua crescente, ficou pingando seiva uns três dias. Hoje já estão todas com os brotos com mais de 1cm.

  4. Olá Antônio como está?
    Volto a escrever primeiro para agradecer a ajuda na poda da parreira..graças a Deus deu tudo certo …podei conforme suas dicas e sendo a primeira poda a parreira está com bons cachos…obrigado!!!
    Não querendo abusar mais já abusando de sua bondade eu gostaria que vc me orientasse no sentido da adubação e o qto devo regar a parreira, podei em 12 de agosto depois que vc me respondeu e na sua mensagem disse para não adubar, isso na época por isso gostaria de saber se devo agora e o que vc indicaria…Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.

    Fica com Deus e grande abraço.

    J.Francisco

    • Fico feliz pela sua parreira!
      Agora pode cuidar da rega e colocar um pouco de ureia (um pouco mesmo +- 1/2 copo para 2m de raio em torno da parreira) para ajudar na formação dos cachos. Não é fundamental, pode até dispensar. Não gosto muito de adubos químicos.
      Quando nascem as gemas, já está contido nelas tudo! Folhas, galhos e cachos. Portanto, agora o melhor a fazer e cuidar para que não falte água, nem as enxarque.
      Na formação dos cachos, o único tratamento que dou é a sulfatação. Uma mistura de 5 litros de água com um copo de cal de pintura e 15ml de sulfato de cobre. Pulverize (a solução filtrada) ou asperse com brocha os cachos. Gosto também de “pintar” os pés, já que no meu caso eles são grossos pois algumas tem em torno de 40 anos. Isso ajuda no combate a fungos. Uma aplicação quando os bagos tem em torno de 3mm e depois um pouco antes de “fecharem” os cachos.
      Para tratar da terra, o melhor é cuidar do todo. A natureza nunca é um ponto isolado.
      As parreiras estão crescendo e as raizes se expandem bastante, por isso, nunca mexemos na terra próximo, sempre a 1, 2,….5 metros distante do pé. Conforme a idade.
      Após a colheita é a hora em que a planta começa a armazenar energia para a próxima safra. Portanto, a melhor época para cuidar da terra é um pouco antes da colheita até um pouco depois.
      Procure usar adubos naturais (compostagem, esterco,…) e sempre um pouco de uréia que é rica em nitrogênio, composto fundamental na formação e desenvolvimento das plantas.
      Espero ter ajudado mais uma vez e fique a vontade para perguntar.

  5. Oi, Antonio!
    Tenho uma parreira no quintal do sitio, não sei bem a idade dela, mas não é nova.Quando cheguei (a 5 anos) ela estava muito debilitada, quase morta e nunca havia produzido frutos. Então fizemos uma pequena parreira e comecei a cuidar dela. No ano passado meu esposo podou ela no final de julho mas praticamente não tinha nem folhas mesmo assim nos surpeendeu com um pequeno cacho. Este ano tivemos que aumentar o espaço para colocar seus galhos que brotaram e foram muitos agora queremos saber como proceder com os cuidados,isto é, que tipo e quando devemos usar adulbo, qual o melhor momento para a poda? desde de já agradeço pela atenção.
    helenice

  6. Helenice
    Como a parreira já tem uma certa idade (pelo que descreve, mais de 10 anos).
    Siga o bom senso e o que descrevi no post (na época).
    De janeiro à abril a parreira já está preparando-se para produzir os frutos da próxima safra. Então…………..
    Veja as condições do solo: acidez, adubação (natural) ou fertilizantes sintéticos, ÁGUA.
    A planta: como ainda tem folhas, pode aplicar fertilizantes foliares (aí vai se quer uma produção orgânica ou não).

  7. comprei uma casa que possui uma parreira deve de ter uns 10 anos.
    preciso mudar os galhos para um outro lado .
    posso mexer nela em que epoca

    • Logo após a poda, com muito jeito para não quebrar nenhum galho é uma boa ocasião para direcionar os galhos. Quando os brotos atingirem um certo tamanho vá orientando-os para o lugar certo.

  8. Oi
    Encontrei o site depois de pesquisar sobre os cuidados que preciso ter com as minhas parreiras. Comprei duas mudas no Ceasa-SP e já estavam com uns cachinhos. Plantei as duas mudas em um vaso de 45×90 mas elas não evoluem, as folhas estão com um aspecto enferrujados. Como devo proceder na recuperação das minhas mudas ?

  9. Olá, boa tarde eu tenho 2 parreiras no quintal de casa, elas tem 2 anos, ainda não deram muitos frutos, mas folhas estão sempre carregadas, inclusive agora fim de marco começo de abril, ainda estão completas de folhas, elas deveríam estar sem folhas? E o que devo fazer para que elas carreguem de frutos, na próxima safra? Eu usei por um tempo a cada 30 dias o adubo forte frutos. devo corrigir a terra com algum adubo especial? Sem mais um forte abraço Samir.

    • Samir:
      Alguns pés podem levar muito tempo para começar a dar frutos. Isso vai depender muito da prática de quem fez o enxerto. As plantas não requerem muito adubo. Para efetuar correções, o melhor é levar uma amostra de solo para ser analisada por um agrônomo (procure alguma loja expecializada ou cooperativa agrícola). As folhas começam a cair + ou – em abril. Provavelmente em julho já estará sem folhas (ao quase), época da poda.

  10. Tenho uma parreira de mais ou menos 12 anos, no ano passado coloquei calcario, e a parreira deu muitas folhas e uvas deu muito pouco e azedas, agora estamos no mes de abril, e já esta com muitos brotos novos, queria saber se posso poda-la nesta epoca, ou o que eu faço para manter o pé saudavel.

    • Jorge, a melhor época para poda é em julho, mas algumas pessoas podam em janeiro (não aconselho).
      Podas em abril/maio podem ser utilizadas para parreiras ainda jovens E fracas. Elas darão menos uvas, mas ganharão em força.

    • Linda
      Não existe uma frequência. O melhor é observar TODAS as circunstâncias: exposição ao sol, qualidade (e tipo) do solo, chuvas, cobertura do solo (vegetação viva ou morta que cobre o solo). Lembrando que as raízes da parreira são tão longas quanto a rama.

  11. oi antonio, boa noite por favor me ajude meu pe de uva tem uns 6 meses estao com as folha todas feias paracem que tem ferrugem e não vai p/ frente , ela não desenvolve por favor me ajude… muito obrigado

  12. Oi Antônio, também preciso de sua experiência. Mudei no ano passado e e encontrei uma parreira toda espalhada pelos arames e estrutura para ela construída. Em maio de 2012 por não entendermos nada, fizemos uma poda no galho principal a 1,70 m do chão e descartando tudo da poda para cima. Ela surpreendentemente cresceu em meses ocupando todo o espaço anterior, deu cachos. Bem,preciso saber o que fazer agora, li os posts todos acima, mas não vi situação, pode ajudar?

    • Roberto, neste ano use como referência a poda anterior. Pode podar logo apos a do ano passado (observando manter as 3 ou 4 gemas) ou se desejar que ela “estique”, pode um pouco além, uns 70cm após a última poda.

  13. Sr. Antonio , estou tentando fazer uma parreira de uva no meu quintal, adoro e acho lindo, ela já tem um ano, está toda cheia de ramas, agora as folhas toda parecendo ferrugem e caindo , como devo fazer essa poda e qual a data certa, ele é plantada em um quadradinho pequeno isso tem influencia, corto todos os galhos, o que fazer..

    • Ana Maria, quanto a ferrugem, logo vou publicar sobre isso. Pela época do ano, muito provavelmente não é ferrugem.
      O fato de estar confinada em uma área cimentada (é isso, né?) não interfere muito. Já vi muitos pés carregados de uvas nessas circunstâncias.

  14. Ola, plantei 4 enxerto de pareira 2 branca e 2 rosa, asmudas estão com 2 metros de altura e plantei numa cova grande de 50x50x80 de profundidade, coloquei no fundo adubo organico e gostaria de saber se devo continuar colocando adubos organico ao redor dos pés, a terra aqui não é muito boa moro em SC, (muito Friu), que época devo fazer a poda e me de alguma orientação. Obrigado

    • Edson
      O clima de Santa Catarina é muito próximo de algumas regiões produtoras da Europa. Não vai interferir (exceto se houver geada entre o nascimento dos brotos até a formação dos cachos – bago maior que 1cm).
      A quantidade de nutrientes deve ser analisada conforme o solo. O melhor é procurar um engenheiro agrônomo. Vá em lojas especializadas e/ou cooperativas agrícolas. Ele vai analisar uma amostra do solo e dar um parecer.

  15. Antônio,

    Sou iniciante na atividade. Ano passado adquirimos umas 10 mudas de uva rosada e niágara para plantar em um sítio no ES. A região tem produtores de uva, logo acho que o clima seja adequado. Compramos as mudas sadias (aos olhos de um leigo) com pequenos cachos e tudo mais. A adubação no início foi de 15l de esterco de boi nas covas. No primeiro mês os pés cresceram e estava tudo ok. Contudo, no segundo mês as folhas começaram a cair. As que brotaram em seguida eram pequenas e logo enrugavam, murchavam e caiam. Pensei que fosse natural e nada fiz. Passado 1 ano, os pés continuam na mesma… brotam poucas folhas que logo caem. Após umas lidas em sites, desconfiei que sejam fungos, desfolhei todos os pés (queimei as folhas), em seguida pulverizei com calda bordalesa. Minha dúvida é a seguinte, na sua opinião o que acha que pode ter dado errado?
    No momento, após 1 mês da primeira aplicação da calda, alguns pés estão com folhas novas sadias ainda pequenas (agora fiz uma segunda aplicação da calda). Mas estou achando o crescimento muito lento. O que aconselha a fazer agora? Aguardar? ou dirradicar as plantas e começar do zero?

    • Fernando

      Comprei várias mudas da mesma forma que você e, acredite, acontece a mesma coisa.
      O melhor é fazer sua própria muda enxertada. Em breve falarei sobre o assunto. Estou com problemas técnicos (no micro), razão pela qual só estou respondendo agora e não tenho feito novas postagens, mas pretendo abordar o assunto dos enxertos.

  16. Um ponto que até agora não consegui achar em lugar algum. Comprando a muda já formada como citei no outro tópico, quanto tempo depois de plantada faço a 1º poda de formação para estimular os braços? A tentativa é de fazer o plantio em espaldeira com 2 braços, um para cada lado.

  17. Olá Antônio,
    Estou querendo plantar umas mudas de uva no fundo do quintal.
    Esta semana fiz as covas (6 covas de 2×3 distancia) de 30×50 (diametro x profundidade) e nesta terra misturei calcário e NPK 10-10-10… (+- 500g de cada) Fechei as covas com a terra.
    Esta correto o que fiz ou atrapalhara no plantio?
    Fui orientado a plantar em julho/agosto…
    Moro próximo a Curitiba, qual data sugere o plantio? Quais cuidados devo tomar?
    Quais uvas de mesa podem produzir nesta região?
    Muito obrigado pela sua ajuda… Aprendendo bastante com seus posts anteriores…
    Desde ja agradeço…
    Abraços…

    • Cesar

      Sua região vai produzir praticamente todos os tipos de uva nacionais, as mesmas que são produzidas no Rio Grande do Sul.
      Eu constumo produzir algumas mudas nessa época por ser a época das podas e as mudas são feitas com o que corto na poda (assunto de uma próxima postagem).
      Você foi bem orientado. Espero que elas produzam bastante.

  18. Olá Antonio,boa noite por gentileza me oriente para que eu possa cuidar ou substituir minha parreira. Moro em Parnamirim-Rn o clima aqui fica em torno de 32º praticamente todos os dias a terra é arenosa e resolvi plantar uma parreira. Segundo a pessoa que me vendeu é um enxerto só que tem somente uma rama é uma base relativamente grossa que possui a forma de forquilha que de um lado sai a minha raminha e possui em torno de um metro e meio não sei a idade do tronco mas gostaria de saber se é aconsellhável podar em agosto e como tem só uma rama como fazer para realizar essa poda? coloquei no pé da parreira uns pés de cravos para fazer o sombreamento devo arrancar? e a regar posso regar todos os dias ou na época que ela perde as folha devo dar um intervalo nas regas? Desde já agradeço a sua paciência.

    atenciosamente.Nasaré.

    • Maria Nasaré

      Os seus cuidados estão corretos, já que é uma região quente de muito sol.
      A pode depende muito do desenvolvimento da planta, mas normalmente já tem condições para poda logo no primeiro ano.

  19. Ola Antonio, mudei para uma casa desde janeiro, e aqui ja tinha dois pés de uva, de folha claras, pelo jeito devem ser bem antigos, mas minha preocupação é a seguinte:
    no mes de abril e ja estamos em junho, começaram a cair todas as folhas, agora esta com pouquissimas folhas, sendo que elas estavam bem bonitas nos meses anteriores, até os raminhos parecem que estão secos, isto é normal? não sei cuidar de plantas, as vezes penso se não estou colocando muita águs, molho duas vezes por semana com bastante água, peço que me oriente. Obrigada.

    • fatima
      As folhas da parreira caem nesta época do ano. Portanto, isso é normal.
      A frequência da rega deve estar boa. Se já são antigas, merecem mais cuidados apenas na estiagem.

  20. Sr. Antônio, tenho uma videira de mais de dez anos plantada junto a uma arvore do meu quintal. Ela tomou toda a arvore e tivemos que cortar o tronco principal (relativamente grosso) da videira a mais ou menos um metro e meio do chão. Dessa forma, ficou só o toco do tronco principal sem nenhum galho e nenhuma folha. Após a poda o toco começou a pingar como se estivesse chorando. Fiz isso ontem, dia 09/06/2013, será que ela vai sobreviver a esse golpe. Posso remove-la para plantá-la em outro lugar do quintal que não seja junto a arvore?

    • Eliana Lucia
      Remover uma parreira com mais de 10 anos é um risco, pois suas raizes devem estar muito longe da base, mas se você cortou-a dessa forma não vai fazer muita diferença, pois com sorte talvez ela volte a produzir.
      As parreiras sempre pingam seiva ao serem cortadas. Sejam os galhos, seja o tronco principal.

  21. Sou louca por parreiras, tenho duas, são novas, ainda não produziram.Suas folhas estão manchadas e secando. O que fazer? Preciso de ajuda. Obrigada.

  22. Bom Dia Antonio!
    A minha parreira nunca foi podada, ela deve ter 9 meses e tem uns 4 metros, as folhas começaram a secar e cair ate ai acho normal já que estamos já no inverno, mas as que estavam verdes sumiram da noite pro dia, e percebemos que outras plantas limão, horta inteira tb, observamos a noite e vimos que as formigas cortadeiras estavam cortando tudo, já estamos tomando providencias, mas a minha preocupação agora é a minha parreira de uva, esta chegando a hora de podá-las, e as formigas cortaram as pontas dos galhos também, e agora o que faço, eu podo agora?!, estamos só começando o mês de julho, isso interfere na formação dela depois, me preocupo porque ela pode começar a dar brotinhos já que as formigas podaram alguns galhos.

    • Priscila
      Pode neste mês. Sua parreira irá brotar normalmente.
      Mas espero que tenha dado um fim nessas formigas, pois se elas acabarem com os brotos que irão surgir, aí sim! A parreira pode ficar comprometida.

  23. Olá, boa noite!
    Tudo bem, gostaria de saber se pode me ajudar.
    Temos uma parreira na nossa casa, que já tem pelo menos de 1 ano e meio para 2 anos, pq não lembramos ao certo da data de plantação. Foram feitas 2 podas uma ano passado em janeiro de 2012 e agora julho de 2013. O tronco dela já tem 3 dedos de largura.
    Queria saber se estou podando errado e qnd ela dará frutos???
    Fico grata pelo retorno.
    Obrigada!

    • O ideal é que se pode apenas UMA vez ao ano, preferencialmente em agosto. Se tudo estiver bem, provavelmente irá começar a dar frutos em breve, normalmente assim que começam a brotar.

    • Juliana
      O ideal é que se pode apenas UMA vez ao ano, preferencialmente em agosto. Se tudo estiver bem, provavelmente irá começar a dar frutos em breve, normalmente assim que começam a brotar.

  24. Boa tarde Sr. Antônio.
    Sou de Ribeirão Preto e tenho uma videira no meu jardim.
    Sempre ouvi falar que a poda da videira deve ser feita entre os meses de julho e agosto. Assim sempre fiz, em um desses dois meses, sem muito me preocupar com a fase da lua; embora acredite muita na influência dela em nossas vidas de um modo geral. Recebi de uma amiga, 3 galhos com 4 gemas e os enterrei uns 15cm. Só um vingou e para meu deleite, no 2º ano, obtive 52 cachos. Ah! não me preocupei muito ou melhor, nada me preocupei com adubos químicos. A única coisa que fiz, foi: coloquei tiras de raspa de couro em volta do seu pé. E assim o fiz por vários anos.
    Este ano, a podei em janeiro, logo após a colheita; pois não me lembro bem onde li que: a videira, quando nova, da frutos duas vezes por ano. Qual não foi minha decepção ao ver nascer meia dúzia de cachos, minguados e não muito doce.
    Esta semana, decidi fazer a poda novamente. No meio do caminho me lembrei da lua e parei a poda. Estava na lua minguante. Ontem olhei para o céu e estávamos na fase do quarto crescente e pensei: Talvez esta seja a melhor fase!!. Hoje, resolvi buscar ajuda na internet e me deparei com seus conselhos que muito me esclareceram e me ajudaram em minhas dúvidas e, lhe agradeço muito por isso.
    Aproveitando o momento, lhe faço a pergunta: __ Este sistema de duas podas procede?
    Um grande abraço e mais uma vez, obrigado

    • Existe sim essa possibilidade, no entanto isso esgota a parreira.
      O que acontece é que logo após a colheita a parreira começa a “preparar” os frutos para a próxima safra.
      Quando podamos a plaanta, nós “disparamos” esse processo e elas brotam, como na gema já está tudo formado, nascem os cachos.
      De fato, não precisa preocupar-se muito com fertilizantes (é até bom, pois assim permanecem orgânicas), apenas mantendo o solo bem tratado. Normalmente outras plantações bem cuidadas ao redor da planta servem como tratamento do solo.

    • Amauri
      Existe sim essa possibilidade, no entanto isso esgota a parreira.
      O que acontece é que logo após a colheita a parreira começa a “preparar” os frutos para a próxima safra.
      Quando podamos a plaanta, nós “disparamos” esse processo e elas brotam, como na gema já está tudo formado, nascem os cachos.
      De fato, não precisa preocupar-se muito com fertilizantes (é até bom, pois assim permanecem orgânicas), apenas mantendo o solo bem tratado. Normalmente outras plantações bem cuidadas ao redor da planta servem como tratamento do solo.

  25. Gostei muito da sua explicação. Não tenho experiência com parreiras mas plantei 4 em meu quintal. Elas já estavam com +/- 1,5m de altura quando foram perdendo as folhas. Já coloquei fertilizante mas não surgiram novas folhinhas. Pensei em arrancar, mas ainda estão verdes por dentro. Como faço para salvar meus pés? Acha que devo podar da maneira que explicou?
    Obrigada pela ajuda

  26. Olá Antonio ..tudo bom?

    Como o tempo corre meu amigo, não sei se lembra de mim..entrei em contato ano passado e vc me ajudou muito com minha parreira..deu uns 8 kilos de uvas na primeira poda….Bom gostaria de pedir a gentileza de me ajudar novamente com a parreira pois ja está chegando a época da poda….ano passado podei na lua minguante no dia 12 de agosto…e como ja não é a primeira poda estou em duvida de como podar..ja que ela cresceu bem desde o ao passado…como proceder na poda?…quais galhos podar..qto deixar….se puder me ajudar eu agradeço muitoo meu amigo.

    Tenho duvida tb que dia podar ja que a lua minguante esse ano em agosto está entre os dias 29 de junho a 06 de agosto e novamente só no final do mês.. estava pensando em podar lá pelo dia 2 ou 3 de agosto. que vc acha?

    Aqui na minha região esse ano não fez frio..isso até agora, pois ontem e hoje ta muitooo frio (22,23,24 julho) fora isso tempo estava “normal”.

    Desde ja agradeço e aguardo seu retorno.

    grande abraço

    José Francisco

    • José Francisco
      Como já não é a primeira poda, siga a regra básica de cortar o primeiro galho após a última poda, deixando nele de três a quatro gemas (exatamente como explicado na postagem).
      Este ano vou podar as minhas em agosto. Quanto a lua, apenas é desaconselhado a nova.

  27. Boa noite Antonio tudo bem?

    Gostaria muito de ouvir uma sugestão sua sobre a minha parreira:

    a parreira já tem uns 5 anos e deve estar agora com 5m de comprimento só que da metade até o tronco principal não está brotando nada porque quando brotava eu cortava os galhos secundários rente ao principal para ela crescer mais rápido pra frente e aí ela duplicou de tamanho porém onde eu cortei os galhos secundários não brota mais nada só brota na metade nova e com poucos cachos. Eis a questão posso corta-la inteira para brotar galhos novos e fazer uma nova formação desde o início? Muito obrigado!

  28. Ola Antonio.
    Tenho uma pequena parreira de tres anos, no ano passado comecaram a produzir, so que quando as uvas estavam com menos de um centimetro as uvas comecaram a escurecer e apodreciam.
    Nunca fiz poda porque nao sabia, pretendo fazer este ano na proxima semana.
    Tenho que passar algum tipo de veneno para ela nao escurecer e apodrecer?

  29. Olá Sr. Antonio, boa tarde! Hoje é a primeira que vimos o seu site! Temos uma videira em casa, uva preta, deve ser aquela que chamam tipo “Isabel”, inclusive as folhas dela são usadas para fazer uma comida árabe (charuto de folha de uva) e está num pequeno trecho de terra, porém, ela nos fornece frutos todos os anos, foi plantada por minha avó há mais de setenta anos! Nem deixo mais minha mãe tirar folhas dela para que não a prejudique. Fizemos a poda ontem, dia 04.08.2013, e minha dúvida é como devo proceder nos cuidados com ela agora (vi que precisamos tirar alguns musgos, cascas secas também), porém, tenho urgência em saber como fazer novas mudas, os galhos que escolhemos, colocamos num balde com água, mas não sei se é para esperar o enraizamento, se coloco logo na terra, ou sobre enxertia que é algo que nunca fizemos. Quero saber como adubá-la para fortalecer a árvore, uma vez que ela já é uma vovó muito querida para nós todos aqui! Vez ou outra, já colocamos algum adubo químico nela, mas é esporádico. Já fizemos a experiência de plantar alguns galhos em podas anteriores, mas eles ficam minguados ou nem vingam. Desculpe-nos pelo texto grande, porém, contamos com sua experiência e boa vontade. Desde já agradecemos com um abraço fraterno e votos de saúde, paz e felicidades!

    • Nina – São Paulo
      Mudas por estaqueamento nem sempre são uma boa solução e em algumas espécies não são prósperas e a muda é muito vulnerável.
      O melhor é fazer enxerto, mas você não teria como neste ano.
      Arrisque novamente por estaqueamento.
      Faça várias. Tantas quantas puder. No ano que vem, tente o enxerto. Pretendo falar sobre mudas (nas duas opções) em breve.

  30. BOA NOITE ANTONIO QUERO SABER SE AQUI EM MATO GROSSO SE A GENTE PLANTAR UVA ELA PRODUZ , PORQUE AQUI NO MEU SITIO TEM UM PE MAS NÃO PRODUZ OQUE DEVO FAZER O PE ESTA BONITO MAS NUNCA FOI PODADO SERA QUE E ISTO ME MANDE UMA RESPOSTA MORRO NA REGIÃO DE CÁCERES.OBRIGADO ESPERO RESPOSTA

    • AURILENE
      As uvas, as mais comuns no Brasil, não tem nenhuma restrição quanto a serem plantadas em Mato Grosso. Acredito que o problema possa estar na muda. Nem sempre elas produzem e logo. Pode ser que a poda surta efeito, pode ser que não. Tenho mudas que comprei que nunca deram nada, ao lado de outras que logo no primeiro ano já produziram belos cachos.

  31. Sr. Antônio,

    Perdi a poda em julho – hoje é 10/08/13, podarei no proximo domingo 188 ainda na lua crescente. Se entendi farei o correto né?
    Gostaria de saber ainda se estou prejudicando minha pequena parreira de fundo de quintal mantendo orquideas junto ao seu tronco principal a 1 metro acima do solo.
    Ainda, o fundo do quintal está cimentado , o tronco sai por um pequeno quadrinho de cerca de 50 x 50 cm, posso usar ureia neste espaço? ou qual forma de adubação posso fazer nestas condições?
    Agradeço desde já e parabéns pelas excelentes dicas expostas no seu blog.
    Lindomar.

    • Lindomar
      Adubos devem ser usados com moderação. As raizes dessa árvore estão bem longe do tronco.
      Quanto as orquídeas, elas não atrapalham em absolutamente nada.
      Uréia é uma boa, mas procure aplicar em todos os espaços abertos (caso hajam) pelo quintal. As raizes podem estar espalhadar por toda a área (desconheço as dimenções do seu quintal).

  32. Podei a parreira e já brotaram, apenas, 18 cachos. Cresceram muitos galhos sem frutos. Posso podá-los agora? 14/08/2013?
    Obrigada, antecipadamente, por uma possível resposta.
    Nilda.

  33. Senhor Antônio
    Obrigada, pela presteza do retorno. Espero que as seguintes respostas aos questionamentos sejam satisfatórias:
    – a poda anterior ocorreu no mês de junho / 2013;
    - os brotos são resultantes da poda;
    - os cachos estão em formação, são novos.

    Talvez, seja importante informar que a parreira conta com mais de 20 anos. É cultivada em estaleiro de, aproximadamente, cinco metros de comprimento e dois de largura. Já produziu muitos frutos. Paulatinamente, vem reduzindo essa produção. É adubada adequadamente.
    Agradecida.
    Nilda.,

  34. Nina de São Paulo, em 05/08/2013, fez perguntas as quais tenho as mesmas dúvidas e gostaria de saber se o Sr. pode nos ajudar. Nossa videira tem apenas um ano, dos dois galhos com q chegou aqui em casa ela desenvolveu um galho novo, mais ou menos pelo meio da rama, é o galho ladrão? Devo retirá-lo? Qual a melhor maneira de adubá-a? Mormaos em Goiânia, região de Cerrado, com duas estações bem definidas. Verão quente, úmido e chuvoso, porém muito ensolarado; e Inverno frio, seco e com seis meses sem chuva ou uma nuvem no céu.Desde já agradeço.

  35. Antonio,
    estou com uma parreira nova no meu quintal. Tem 10 meses que plantei, já alcançou o caramanchão e já tem galhos.
    Gostaria de saber se posso podá-la amanhã. Li em algum lugar que não se poda com menos de um ano. É verdade?
    obrigada.
    Soraia

    • Se você produziu uma muda por estaqueamento há 10 meses, não pode.
      Se essa muda já tinha um certo tamanho quando a plantou, produzida em outro lugar, considere o tempo de vida dela a partir da formação da muda (estaca ou enxertia).

  36. Antonio, boa noite!Tenho dois pés com 1 ano e meio e nunca os podei.Iria fazer a primeira poda agora na Minguante de Agosto mas já estão brotando.Minha pergunta é: podo assim mesmo ou aguardo o ano que vem??Muito obrigado.Grande abraço.JPaulo.

    • João Paulo

      Também estou podando as minhas nestes dias (algumas atividades me tomaram todo meu tempo) e algumas já estão brotando.
      É uma decisão difícil.
      Se estiverem com cachos, acho que o melhor seria deixar para o ano que vem (sem ver como estão fica complicado).
      Se não estiverem com cachos, pode ser que não dê cachos em razão da falta da poda, podando pode ser que não volte a brotar.

  37. Olá Sr. Antônio,

    tenho uma parreira de uvas no meu quintal. Moro na cidade de Butiá – RS, que fica uns 150 km de Porto Alegre. Gostaria de saber como faço a poda da parreira de uva, que tipo de produto posso passar nela para não aparecer ferrugem, fungos etc? Na parreira tem 3 tipos diferentes de uva: preta, rose e branca.
    Por hora é isso.
    Atenciosamente, Raquel Sperb Scahefer

  38. Oi Antonio
    Tenho 4 videiras em meu quintal, todas com 1 ano e 2 meses.
    Duas desenvolveram bem e já chegaram no topo da armação que tem 2,15 de altura, fiz uma armação tipo em Y com dois galhos principais para cada lado.
    Sou iniciante nesse processo de cultivo de videiras e tenho as seguintes dúvidas:
    As folhas do caule principal, que saem do chão até o topo devem ser desfolhadas?
    Como devo fazer a poda das videiras, visto que nunca podem.
    Tenho duas videiras em processo lento de crescimento, tem mais de um ano e do 1m de altura. O que será que aconteceu?

  39. Tenho uma parreira a 10 anos sempre tive frutos bons e bonitos neste ano não aconteceu o mesmo veio uma safra pouca, e os frutos estão ficando pretos e caindo antes de ficar maduros o que eu faço? existe alguma vitamina para evitar este problema?qual?

    • Boa tarde!
      Ocorre casualmente as parreiras terem uma safra um pouco menor, por diversas razões, como a estiagem, por exemplo.
      Mas se os frutos estão caindo antes mesmo de amadurecerem, pode ser fungos, por exemplo. É melhor procurar um agrônomo.
      Procure um nas cooperativas agrícolas, faculdades,… para o diagnóstico correto, será necessário ver aí as parreiras e cachos.

  40. Olá. Tenho uma parreira de uma em casa, fui em uma excursão em minas gerais e o cara falou que para espantar os marimbondos e abelhas quando a uva estiver madura para eles comerem, aplica-se uréia diluída em água nos cachos, é correto isso?

    • Boa Tarde!
      Sinceramente, nunca ouvi nada referente a isso.
      Eu, particularmente, ensaco os cachos de uva quando ainda são pequenos, assim protege dos insetos e pássaros.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>