Alface – "Colheita"

Depois de 50 dias, esse é um dos pés de Alface Lisa que plantei em 06 de agosto. Semeado pelo meu pai, por isso não tenho a data que foram semeadas. Mas estão lindas!!! Diâmetro de uns 30cm (vide foto). Aproveitei para fazer mudas de couve-manteiga (estacas), já que estamos na lua nova. Peguei as mudas e coloquei em “vasos” improvisados em garrafas pet 600ml com o gargalo cortado. Fiz uma mistura de terra e areia (50%). Ótimos para enraizar.
Pode-se colocar diretamente na terra, enraiza do mesmo jeito, mas assim controlo melhor a produção. Tendo um canteiro preparado, é só plantar no local definitivo, quando achar que devo.

Alface e Brócolis

O brócolis semeado em 03 de agosto foram plantados definitivo no canteiro. Sempre observando a fase da lua. Também semeei mais brócolis, mas desta vez o brócolis ninja.

Juntamente com ele, também a alface lisa. Tanto o plantio como novas sementes.

É bom manter uma regularidade para sempre ter um pé de verdura ou legume (conforme o caso) sempre fresco.
Ou seja: não adianta plantar um canteiro enorme de alfaces se não vou consumir todas. Ao contrário: é melhor plantar poucos pés e sempre manter novas mudas. Semear conforme planta. Atualmente tenho sementes recem plantadas, mudas em desenvolvimento, mudas que transplantei hoje, alguns pés praticamente para colher e outros (uns 2 ou 3) que logo vão para a compostagem (explico em outro post). O tempo de intervalo vai depender da cultura (o que se está plantando) e a quantidade dependerá do seu consumo no mesmo intervalo de tempo. Algumas culturas não dá para fazer isso (cenoura, cebola de cabeça) mas existem formar de armazenamento e conservação eficientes que explicarei em outro momento.

Ervilha, Feijão e Pepino

Conforme falei sobre a influência lunar, hoje semeei pepino, ervilha e feijão.
A ervilha e o feijão fiz os regos de orientação a cada 15cm e coloquei as sementes longe umas das outras outras 15cm. Enterrando as sementes uns 2cm. Cobrindo, em seguida, com a tela de nylon. Ajuda a manter a terra úmida. Um total de 30 sementes de cada um.
Já os pepinos plantei três em cada cova. Quatro covas. Na borda de um canteiro (canteiros das cenouras e almeirão – Salada completa!!!).
Depois coloco estacas “puxando” os pepinos para fora do canteiro.
Para “fechar” o canteiro, plantei 6 mudas de tomate.