Alface e Brócolis

O brócolis semeado em 03 de agosto foram plantados definitivo no canteiro. Sempre observando a fase da lua. Também semeei mais brócolis, mas desta vez o brócolis ninja.

Juntamente com ele, também a alface lisa. Tanto o plantio como novas sementes.

É bom manter uma regularidade para sempre ter um pé de verdura ou legume (conforme o caso) sempre fresco.
Ou seja: não adianta plantar um canteiro enorme de alfaces se não vou consumir todas. Ao contrário: é melhor plantar poucos pés e sempre manter novas mudas. Semear conforme planta. Atualmente tenho sementes recem plantadas, mudas em desenvolvimento, mudas que transplantei hoje, alguns pés praticamente para colher e outros (uns 2 ou 3) que logo vão para a compostagem (explico em outro post). O tempo de intervalo vai depender da cultura (o que se está plantando) e a quantidade dependerá do seu consumo no mesmo intervalo de tempo. Algumas culturas não dá para fazer isso (cenoura, cebola de cabeça) mas existem formar de armazenamento e conservação eficientes que explicarei em outro momento.

Sementes

O brócolis com 7 dias após a semeadura:

 

 

 

E com apenas 4 dias, veja a alface lisa:

Essas hastes brancas são os estames das flores da pitanga. Não sementes de alface. Alface só os dois brotinhos centrais

 

 

E a escarola, também com 4 dias:
Lembrando que a escarola também é conhecida como chicória.

Prá fechar a semana (estou viajando), semeei couve manteiga.
Em breve farei um pequeno sistema de irrigação automatizada, já que não é sempre que posso dedicar tanto tempo ao quintal.
Aquelas mudas de alface lisa, plantadas em 06/08/11 (vide post) estão indo bem. Na preparação desse canteiro eu joguei cinzas na terra para combater lagartas que vivem dentro da terra e comem as raízes dessas plantas.
Mas ATENÇÃO: Eu não queimei a madeira sobre o canteiro! Isso acaba com as pragas e com todos os NUTRIENTES da terra! Isso não deve ser feito! Eu queimei lenha que estava infestada de cupins dentro de uma churrasqueira, longe do solo. Também havia aproveitado para enterrar adubo feito a partir da compostagem do lixo orgânico produzido aqui (restos de comida e folhas do quintal).
Agora, só nos resta esperar.